segunda-feira, 17 de março de 2008

Hábitos saudáveis podem aumentar 14 anos à vida

Numa altura em que se fala cada vez mais em ser e estar saudável, em que a qualidade de vida é prioritária na nossa sociedade, eis que um estudo bastante preciso vem demonstrar que nutrição é um passo chave para essa qualidade de vida. Querem saber mais? Então leiam atentamente as conclusões deste estudo. Vão ver que compensa ser saudável!

“Fazer exercício físico, não beber álcool em excesso, comer suficientes frutas e legumes e não fumar pode aumentar a esperança de vida em mais catorze anos, segundo um estudo publicado na Public Library of Science Medicine (PLos).

O estudo envolveu 20 mil pessoas durante um período de mais de 10 anos e concluiu ser possível aumentar anos de vida com pequenas mudanças.

Os peritos descobriram que quem não tinha hábitos saudáveis tinha mais quatro vezes de possibilidades de morrer do que quem mantinha uma vida sã.

O estudo foi realizado pela University of Cambridge e pelo Conselho de Investigação Médica no condado de Norfolk, no Oeste de Inglaterra, entre 1993 e 2006.

Os participantes tinham idades compreendidas entre os 45 e os 79 anos, eram predominantemente brancos e não tinham nem doenças oncológicas nem problemas cardíacos, de acordo com a análise.

Durante a investigação, cada participante recebeu um ponto por cumprir cada um dos objectivos "não fumador", "consumo de entre meio a sete copos de vinho por semana", "consumo de cinco porções de fruta e verduras por dia" e "não considerado fisicamente inactivo".

Os investigadores descobriram que quem tinha os quatro pontos apresentou menores possibilidades de morrer durante o período de tempo estudado do que os que não somaram pontos.

A equipa indicou ainda que uma pessoa de 60 anos sem nenhum ponto tinha o mesmo risco de morrer que uma pessoa de 74 anos com quatro pontos. “

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários: