terça-feira, 29 de abril de 2008

Café pode prevenir cancro da mama

Segundo um estudo realizado em conjunto pelas Universidades de Lund e Malmo da Suécia publicado na revista Cancer Epidemiology, dependendo da variante de um determinado gene que a mulher possui, uma taxa de consumo de café de pelo menos dois a três copos por dia pode reduzir o risco total de desenvolver cancro da mama ou retardar o aparecimento do cancro.

O efeito do café está relacionado com os estrogénios, hormonas sexuais femininas. Determinados produtos metabólicos dessas hormonas são conhecidos como cancerígenos, e vários componentes do café podem alterar o metabolismo de maneira a que a mulher adquira uma melhor configuração dos vários estrogénios. Além disso, o café contém cafeína, o que dificulta o crescimento de células cancerígenas.

A investigadora Helena Jernstrom em os seus colaboradores têm estudado o hábito de beber café em cerca de 460 doentes com cancro da mama que são tratados em Lund. Os resultados demonstram que o efeito do café varia de acordo com a variante de um gene chamado CYP1A2 que as mulheres possuem e que codifica uma enzima que metaboliza tanto estrogénios como café. Metade das mulheres tinham uma variante denominada A / A, enquanto as restantes tinham A / C ou C / C.

As mulheres que tinham uma das variantes C, e que tinham bebido, pelo menos, três chávenas de café por dia, desenvolveram, consideravelmente, menos cancro da mama do que as mulheres com a variante A / A do gene, com o mesmo consumo de café. O risco de contrair a doença era de apenas dois terços do risco das restantes mulheres.

As mulheres com a variante A / A que haviam bebido duas ou mais chávenas de café por dia receberam uma ajuda mais duvidosa do seu consumo de café. Por um lado, o seu cancro apareceu consideravelmente mais tarde em relação às mulheres que raramente ou nunca tinham bebido café, numa média de idade de 58 anos, em vez de 48 anos, excepto se tivessem recorrido a uma terapêutica de substituição hormonal nos sintomas da menopausa. Por outro lado, quase 15 por cento destas mulheres tinham tumores insensíveis aos estrogénios (RH negativo), mais difíceis de tratar.

"A maioria das participantes, no entanto, tinha tumores sensíveis aos estrogénios, mais fáceis de tratar.", diz Helena Jernström.

A investigadora salienta, porém, que ainda é muito cedo para fazer quaisquer recomendações alimentares quanto ao consumo de café:

"São novas informações que precisam ser confirmadas por outros estudos antes de podermos emitir quaisquer recomendações. Se o café, de facto, proporciona alguma protecção contra o cancro da mama então um país em que em tanto café é consumido, como a Suécia devia ter menos incidência de cancro da mama em relação a outros países. Verificamos, pelo menos na comparação com os E.U.A., que a percentagem de casos de cancro da mama na população é consideravelmente superior e as pessoas bebem mais café descafeinado e menos café em geral. "


Fonte: Medical News Today

1 comentário:

Ricardo Pinto / Maria João Silva 1P3 disse...

é bom saber que surgem cada vez mais produtos como possiveis metodos de ajuda na prevenção de certas doenças!
bom trabalho