terça-feira, 22 de abril de 2008

World Food Program

A fome continua a ser um dos principais problemas mundiais difíceis de resolver. Para cada sete pessoas no mundo há uma que não recebe o suficiente para se alimentar convenientemente e levar uma vida saudável, tornando a fome e a ausência de nutrição num risco para a saúde mundial superior à SIDA, malária e tuberculose juntas.


A falta de nutrição é uma forma menos visível da fome mas que afecta mais a população mundial. Milhares de pessoas têm de sobreviver com a ingestão de uma pequena parte das calorias diárias necessárias para ter uma vida saudável.

Todos os anos, cerca de 11 milhões de crianças morrem antes de completarem os cinco anos de idade; a subnutrição está associada a 53% destas mortes (fonte: Caulfield et al., The American Journal of Clinical Nutrition. 2004 Julho), custando a vida de uma criança a cada cinco segundos.

World Food Programme é a agência das Nações Unidas na frente da luta contra a fome mundial.

WFP nasceu há 45 anos, como consequência de um terramoto que atingiu o Irão, em Setembro de 1962, seguido de um furacão na Tailândia em Outubro. A Argélia acolheu 5 milhões de refugiados desses países, a falta de alimentos tornou-se eminente e foi aí que o World Food Programme actuou suprindo as necessidades alimentares, e não parou desde então.

Mais de 70 milhões de pessoas em cerca de 80 países sobrevivem a cada ano graças aos alimentos fornecidos pela WFP.

Esta organização é totalmente dependente de doações voluntárias, por isso é necessária a ajuda de todos para combater esta causa tão importante que é a luta contra a fome no mundo.

A World Food Programme actua para:

  • Salvar vidas quando há crises de refugiados ou outras emergências;
  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis do mundo nos momentos mais críticos das suas vidas ;
  • Tornar possível o desenvolvimento das populações:

(a) apoiando a construção de um património que as beneficie directamente;

(b) promovendo a auto-suficiência dos mais pobres e das comunidades.


O vídeo que se segue ilustra o quão importante é a missão desta organização na luta contra a fome mundial.



(para ouvires desliga a música que se encontra no fundo da pagina do lado direito)

Sem comentários: