sexta-feira, 18 de abril de 2008

NutritionData - Informação nutricional online

Na sequência da divulgação de sites úteis relacionados com a nutrição e a alimentação que iniciámos no mês passado, hoje, vamos apresentar-vos o NutritionData.com.

O
NutritionData (ND) distingue-se dos outros sites nutricionais por fornecer a informação relativa à composição dos alimentos de uma forma rápida e num formato fácil de usar. O ND apresenta estes dados em diversos formatos – desde os números em bruto até à sua análise mais aprofundada e comentada – para ir de encontro às necessidades dos consumidores individuais, dos profissionais da nutrição e da indústria alimentar.


A fonte de informação utilizada para a obtenção dos dados nutricionais é sempre indicada em rodapé na página de análise de cada alimento. Embora grande parte dos dados apresentados no site seja proveniente do
United States Department of Agriculture (USDA), são também consultadas outras fontes, publicadas e não publicadas.


Para auxiliar a análise dos dados nutricionais dos alimentos e a sua comparação, os autores do site recorrem a dois conceitos desenvolvidos por eles:
  • a Caloric Ratio Piramid – apresentação, sob a forma de gráfico, da percentagem de calorias de um alimento que provêm dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas.
  • o Nutritional Target Map – gráfico onde são apresentadas a densidade nutricional e o factor de saciedade de um alimento.


O ND pode funcionar como uma ferramenta útil para os Nutricionistas, pois permite, dentro de uma determinada categoria de alimentos, pesquisar quais os que têm maior ou menor concentração de um determinado nutriente. Assim, torna-se mais fácil substituir determinados alimentos de uma dieta por alternativas mais apropriadas ao objectivo pretendido.

Através do ND, após registo, é também possível analisar a composição nutricional de receitas (existentes no site ou adicionadas por nós), bem como o nosso consumo alimentar diário.

Para terminar, resta dizer que o site permite fazer o download e imprimir a ficha de informação nutricional e usá-la livremente para etiquetar alimentos, menus ou livros de receitas.

Sem comentários: